terça-feira, 29 de abril de 2008

Um Novo Paradigma na Era da Tecnologia

3. Neste novo paradigma o professor não é o único que tem conhecimento como era pensado no antigo paradigma, a sala de aula torna-se um lugar onde ocorrem trocas de conhecimento, o aluno interage e é sujeito ativo em sala. O professor a partir de então tem que começar a ouvir seus alunos, incentivar a busca pelo conhecimento e despertar curiosidade.

4. * Professor agindo de acordo com o velho paradigma:
Ex.1-
Tínhamos professores que no ensino fundamental só liam a matéria em voz alta e logo em seguida passavam questões para serem respondidas no caderno. Eles agiam de acordo com o velho paradigma, pois não abriam espaço para que o aluno questionasse e desse a sua opinião a respeito do assunto.
Ex.2- Os trabalhos que nos eram dados tratavam apenas de desenvolver questões propostas nos livros didáticos, as respostas que nossos professores tinham como sendo as corretas eram somente aquelas que reproduziam o que o livro dizia. Assim a nossa criatividade e nossa curiosidade ficavam adormecidas.
*Professor agindo de acordo com o novo paradigma:
Ex.1-
Conhecemos no ano passado uma professora que nos deixava curiosa, que não dava as respostas de graça, e com isso aprendemos a buscar mais. Foi uma experiência tão boa, sentir a curiosidade, buscar o que queríamos e obter o conhecimento.
Ex.2- Alguns professores fazem trabalhos em grupos e com exposição, ou até mesmo seminários, onde os alunos podem pesquisar entender o assunto, e explicar para o resto da turma o conteúdo estudado. O professor não deixa de estar presente, pois auxilia e tira dúvidas quando é solicitado.
5. A tecnologia me ajudará a despertar a responsabilidade, autonomia e a liberdade nos alunos, pois ela não impõe o ensino, mas sim desperta para o novo e para coisas atuais e também cotidianas. A tecnologia exige uma interação entre teoria e prática, assim como respeita o que o aluno tem consigo de conhecimentos na área, na educação tecnológica não se tem a intenção de ensinar uma tarefa, mas sim despertar nos educandos o valor que a tecnologia tem, sua utilização e importância.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Um Novo Paradigma na Era da Técnologia

Cinco características presentes no velho paradigma:
  • O professor apenas lia a matéria do dia, sem maiores explicações;
  • O aluno é apenas um receptor, que ouve o que o professor fala e o professor sabe muito mais do que o aluno;
  • A sala de aula é um ambiente de silêncio, onde todos precisam ficar atentos para saber repetir posteriormente o que o professor explicou;
  • A troca de experiência não existe entre professor e aluno, o aluno aprende o que o professor já sabe;
  • O aluno não estuda por prazer, mas sim por obrigação e por medo das notas baixas.

Cinco caraterísticas presentes no novo paradigma:

  • O aluno torna-se agente de aprendizagem, aquele que busca o conhecimento é capaz de formar seus próprios conceitos e opiniões;
  • A sala de aula é um ambiente onde não existem individualidades, todos compartilham conhecimentos;
  • Professores e alunos trocam experiências e aprendem juntos;
  • A tecnologia está sempre presente na sala de aula, não somente através do computador mas também por meio da televisão, rádio, as possibilidades são infinitas;
  • Os recursos tecnológicos são utilizados tanto por professores quanto pelos alunos, e os mesmos trocam idéias e conhecimentos.

MOSAICO


sábado, 12 de abril de 2008

Transformações Tecnológicas

Vivemos um momento especial da história da humanidade. Grandes transformações estão ocorrendo em todo o planeta e o assunto mais comentado na área da educação, é a inovação tecnológica, a cada momento surgem novas tecnologias, há os que defendem que as tecnologias vieram para auxiliar o ser humano e outros que são contra as novas tecnologias e suas transformações. Mas as transformações tecnológicas sempre estiveram inseridas em nossa sociedade, só estão acontecendo de forma mais rápida e as pessoas não estão preparadas para as novas mudanças.
Um dos conceitos muito discutidos no mundo contemporâneo é o conceito de rede. Este conceito tem relação com a educação por ser um instrumento das tecnologias de comunicação e informação. Mas é só a partir da segunda metade deste século que ele passa a ganhar uma dimensão mais ampla e considerável.
Entre os adolescentes, o instrumento mais utilizado é a internet, que se despontou como importante elemento de conexão entre equipamentos, com isso vem também novas formas de se produzir conhecimento e cultura, com as trocas de informações pela rede, as diferentes culturas passam a ter possibilidade de se comunicar, se expor e de relacionamento entre sujeitos e máquinas.
É muito importante que a sociedade compreenda o conceito de rede e que este faz parte deste século e sua tendência é crescer cada vez mais e cada vez mais se tem mais adeptos à rede, não se pode mudar o avanço que a tecnologia já fez, o que podemos fazer é aprender a utilizá-la de forma correta a não prejudicar os indivíduos dessa nova sociedade.
Há certa distância entre o mundo da informática e da comunicação com o mundo da educação, para não se dizer certo impasses, necessitam muito mais do que ampliar o sistema educacional, é preciso transformar a estrutura desse sistema. É algo que deve ser pensado e refletido mais profundamente, não se pode sair por ai tentando mudar tudo sem ter uma base teórica. A educação tecnológica deve ser inserida na formação do professor, o professor para ensinar deve ter um conhecimento básico, o qual deveria ser adquirido em sua formação superior.
Essa nova geração precisa ser compreendida mais de que forma convive simultaneamente com os vídeo-games, tewlevisões, internet, esportes radicais, tudo simultaneamente, de forma múltipla e fragmentada, tudo ao mesmo tempo. Esta geração já se relaciona com as novas medias de forma diversa e já existem sinais de um novo processo de produção de conhecimento, ainda desconhecido pela escola.
Compreender os novos processos de aquisição e construção do conhecimento é básico para tentarmos superar este impasse. Esta compreensão, por outro lado, empurra-nos para considerar como fundamental a introdução das chamadas tecnologias da comunicação e informação nos processos de ensino-aprendizagem.
A educação do mundo contemporâneo não é mais objeto de análise somente do próprio sistema educacional ou das comunidades acadêmicas especificas da área. Não se pode pensar que a simples presença de equipamentos e o treinamento de professores darão conta de toda essa mudança tecnológica, deve ser inserido no currículo dos professores, de qualquer área, o ensino de novas tecnologias, as tecnológica podem ser inseridas respeitando a especificidade de cada área do conhecimento. As políticas governamentais necessitam perceber urgentemente a necessidade da montagem da estrutura de rede, que ainda é muito tímida em relação à educação.
As tecnologias devem ser pensadas a serviço da produção de conhecimento e de cultura, estão se inovando cada vez mais para auxiliar o ser humano e não para prejudica-lo, se as tecnologias forem usadas de maneira correta e dosagem correta, compreenderemos que podemos facilitar muita coisa através das novas tecnologias. Estamos inseridos em uma sociedade tecnológica e não deixaremos de ser, pois a tecnologia tende a evoluir cada vez mais.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

ESCOLA QUE QUEREMOS


ESCOLA QUE TEMOS


O BICHO VAI PEGAR

Faixa Etária: 4 e 5 anos

Duração da Atividade: 45 min.

Objetivos Específicos: Trabalhar a concentração; a capacidade de memorização; distinguir as várias espécies dos animais, assim como o sexo feminino e masculino dos mesmos, os quais serão apresentados de uma forma lúdica para as crianças.
Linguagens/conteúdos: Os animais
Ação educativa: As crianças vão até o laboratório de informática e acessam o site, abrem então o jogo da memória, a professora explicará o que elas devem fazer, e qual é o objetivo desta atividade. As crianças utilizarão o mouse como ferramenta para selecionar as figuras.
Assim que forem acabando a atividade proposta, poderão acessar outros jogos dentro do site, desde que sejam jogos relacionados com o assunto trabalhado. A professora indicará quais são os melhores jogos durante a atividade.
Avaliação: Será avaliado se a criança consegue se concentrar no jogo, se tem paciência para executar a atividade e se consegue distinguir os animais estudados com facilidade.
Materiais didáticos e/ou recursos do site: Jogos educativos da Redescola Kids relacionado com os animais.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Software

O software educacional é aquele que é utilizado para qualquer tipo de atividade pedagógica, textos, planilhas entre outros, mas esse software não foi planejado especificamente para fins educativos. Já o software educativo é aquele que é desenvolvido com a finalidade de possibilitar ao aluno construir um determinado conhecimento relativo a matéria estudada.
Os softwares educacionais podem ser instrucionistas ou construcionistas. Os instrucionais são aqueles instruem o aluno a cada passo que ele deve seguir na atividade proposta, e os construcionistas são aqueles que permitem ao aluno construir e desenvolver seu conhecimento.
Softwares analisados
Instrucionistas: ABC
Dally Doo Cores
Construcionistas: Hagaque
Porque????
Os dois primeiros analisados fazem com que o aluno apenas siga as instruções já contidas no software. E o segundo trata-se de um software que permite o aluno criar, inovar, e explorar a atividade proposta.